quarta-feira, 4 de abril de 2012

Praias de Santarém



Alter do Chão
Fundada no dia 06/03/1626, pelo português Pedro Teixeira, foi elevada a categoria de Vila por Francisco Xavier de Mendonça Furtado no dia 06/03/1758.
Localizada na margem direita do Tapajós, distante cerca de 30 km de Santarém, por estrada pavimentada (PA-457). O acesso por via fluvial leva cerca de 3 horas, através do rio Tapajós.
Em Alter do Chão existem belas praias de areias brancas, banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajós. A beleza dessas praias se associa ao lendário Lago Verde ou Lago dos Muiraquitãs.
A vila de Alter do Chão não oferece apenas atrativos naturais, mas também a tradicional Festa do Sairé, conhecida por apresentar uma mistura de elementos religiosos e profanos, com grande participação popular.
Na Vila, existem ainda, áreas para caminhadas ecológicas e áreas com a presença de botos, bem como uma rica e tradicional produção artesanal.
Para atender seus visitantes, a Vila dispõe de infra-estrutura turística e de apoio como: postos telefônicos e de saúde, pousadas, restaurantes e lojas de artesanato.
Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais, Alter do Chão recebe atualmente um elevado número de turistas e navios de cruzeiros marítimos que demandam o rio Amazonas. Por esta razão, a referida vila é importante pólo turístico da região. 







 
Arariá






Situada a noroeste da cidade, nas proximidades do aeroporto, a praia de Arariá é acessível somente por via fluvial. É formada pelo rio Tapajós e não dispõe de infra-estrutura para receber visitantes.
Canapanari
Localiza-se entre as praias de Pajuçara e Jutuba. Seu acesso pode ser feito através de via fluvial e não dispõe de infra-estrutura para receber visitantes.
Jutuba
É por via fluvial que se pode chegar à praia de Jutuba. A mesma não possui infra-estrutura turística.
Maracanã
Distante cerca de 6 km por via terrestre, estrada totalmente pavimentada e sinalizada, Maracanã é uma das praias mais próximas da cidade. Seu acesso pode ser feito também por via fluvial. Para atender seus visitantes, a praia do Maracanã dispõe de barracas para refeições.
Maria José
Atualmente, devido à construção do Aeroporto de Santarém, o acesso por via terrestre foi interditado, limitando-se à via fluvial. Situa-se entre as praias do Juá e Arariá, não dispondo de infra-estrutura para receber visitantes.
Pajuçara
Seu acesso é feito por via terrestre, pela Rodovia Fernando Guilhon, passando por propriedades particulares, não havendo impedimentos para tal. O acesso também pode ser feito por via fluvial.
Ponta de Pedras
A distância do centro da cidade de Santarém até a entrada da praia, por via terrestre, é de aproximadamente 23 km, sendo que o acesso se dá pelas rodovias Fernando Guilhon e Everaldo Martins, ambas pavimentadas. Em seguida, continua por uma estrada não pavimentada, com extensão de 12 km. O acesso também pode ser efetuado por via fluvial, através do rio Tapajós.
A praia de Ponta de Pedras apresenta grande beleza cênica, destacando suas formações rochosas (beach rock) e a presença de vegetação próxima às margens. Oferece aos seus visitantes barracas para a venda de alimentos e bebidas.
Ponta do Cururu
Localiza-se na margem direita do rio Tapajós, às proximidades da vila de Alter do Chão, não dispondo de infra-estrutura turística.
Salvação
É por via fluvial, pelo rio Tapajós, que se pode chegar até a praia da Salvação. O acesso é possível também por via terrestre, mediante autorização dos proprietários das terras que margeiam a praia. Limita-se com a praia do Juá, oferecendo uma atração a mais para os banhistas.

Fonte: Prefeitura de Santarém

V Feira do Peixe vivo e resfriado em Santarém

Nesta semana santa, os santarenos terão o dia 04 e 05 de Abril para ir a um dos pontos de vendas para garantir o seu peixe no feriado.
Serão disponibilizadas 40 toneladas de peixe ao consumidor, as vendas começaram as 8h da manhã sem horário definido para encerrar.
Os pontos de vendas são:

  • Mercadão 2000;
  • Trevo do Maracanã;
  • Em frente ao Estádio Colosso do Tapajós (pela Sérgio Henn);
  • Mercado da Prainha;
  • Em frente à praça do bairro Nova República;
  • Comunidade Boa Esperança (em frente ao Mercantil Boa Esperança);
  • Mercado da Rodagem;
  • Elinaldo Barbosa com Gonçalves Dias, no bairro Prainha (referência será a residência do Sr. Roberto Mafra);
  • Feira da COHAB;
  • Praça em frente a igreja de Mojuí dos Campos.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Conhecendo Santarém


Santarém é uma cidade que fica a 1,520 KM longe da capital Belém, ao oeste do estado, sua população é de 297 039, sua área é de 22 887,080 KM² e seu clima é equatorial AM.
Foi fundada em 22 de Julho de 1661, sendo então a segunda cidade mais antiga do norte do País (atrás somente de Belém).
PIB R$ 1 654 644,458 mil 
PIB per capita R$ 6 004,42
Atualmente a economia de Santarém está assentada nos setores de comércio e serviços, no ecoturismo, nas indústrias de beneficiamento (madeira, moveleira, olarias, panificadoras, agroindústrias, beneficiamento de peixe, etc.) e no setor agropecuário, que segundo o IDESP, na sua pesquisa sobre o Produto Interno Bruto dos municípios em 2008, destacou-se como maior produtor de arroz e Soja do estado do Pará e como terceiro maior produtor de mandioca do estado e quarto do Brasil.

Origem do Nome Santarém
Conta uma antiga lenda que havia na Lusitânia uma cidade chamada Nabância, onde viviam dois nobres godos, Ermígio e Eugênia, que tinham uma formosa filha chamada IRENE ou IRIA.
Irene, desde criança, fora destinada à vida religiosa, sendo educada em um convento próximo à sua residência, por duas tias freiras.
Certo dia, um fidalgo de nome Teobaldo viu-a no cláustro e ficou perdidamente apaixonado por ela. Pediu-a em casamento, não sendo porém atendido, pois Irene pretendia tornar-se freira. Enfurecido, Teobaldo decidiu raptá-la, o que conseguiu, após narcotizá-la, auxiliado por serviçais.
Passado o efeito do narcótico, o fidalgo foi novamente repelido por Irene, pelo que Teobaldo degolou-a e lançou seu corpo ao rio Tejo, indo dar à praia em frente à cidade de Escalabis. Ali, anjos recolheram o corpo de Irene e lhe construíram magnífico túmulo de mármore alvinitente.
A notícia espalhou-se por toda a Lusitânia e de toda parte acorria gente para venerar o túmulo da virgem mártir. Mais tarde, a cidade de Escalabis teve seu nome mudado para Santa Irene, que os portugueses pronunciavam Sant"Irene, daí corrompendo-se facilmente para Santarém.
Ainda hoje esta cidade portuguesa chama-se Santarém, e foi daí que Mendonça Furtado tirou o nome para a nossa Santarém, como uma homenagem dos portugueses que fundaram a vila à cidade lusitana do mesmo nome. Nome este, dado à aldeia dos Tapajós quando esta foi elevada à categoria de vila em 14 de março de 1758.
Momentos Históricos
  • 1542 - Primeira referência escrita de que se tem notícia com relação ao contato de brancos civilizados com os índios Tupaius ou Tapajós, onde se relata que Francisco Orellana saqueou as plantações de roça e milho desses índios. 
  • 1626 - Pedro Teixeira - Capitão Português - Chega à taba dos Tupaius com o objetivo de comprar silvícolas prisioneiros de guerra de outras tribos, para depois escravizá-los. No entanto, os Tupaius não aceitavam esse tipo de negócio, cabendo ao Capitão adquirir esteiras e outras curiosidades, além de manter um ótimo relacionamento com os índios. 
  • 1639 - Bento Maciel - Sargento-mor da Capitania do Cabo Norte - investe de surpresa sobre a aldeia dos Tapajós, com fúria implacável, dizimando grande número de índios. 
  • 1659 - Padre Antônio Vieira - Primeiro Jesuíta que veio expressamente ao Tapajós. 
  • 1661 - 22 de junho: Padre João Felipe Bettendorf instala missão na aldeia dos Tapajós, dando origem à cidade de Santarém. 
  • 1697 - Inauguração da Fortaleza do Tapajós. 
  • 1757 - Extinção das Missões Religiosas. 
  • 1758 - Aldeia dos Tapajós é elevada à categoria de Vila pelo Capitão-general Francisco Xavier de Mendonça Furtado (governador da Província do Grão-Pará), recebendo o nome de Santarém. 
  • 1761 - Um século após a construção da primeira capelinha de Nossa Senhora da Conceição, é iniciada a edificação da nova igreja mais a leste. 
  • 1819 - Visitam a Vila de Santarém os cientistas europeus Carlos Frederico Von Martius e Johann Baptist Von Spix. 
  • 1828 - O Legislativo passa a denominar-se Câmara Municipal, através de Lei Imperial. 
  • 1829 - 1 de junho: Instalação da primeira Câmara Municipal. 
  • 1835 - Início da Cabanagem - movimento revolucionário popular, cujo nome deriva do fato de que a grande maioria dos revolucionários era de origem humilde, habitantes de barracas ou cabanas. 
  • 1848 - 24 de outubro: A Vila de Santarém, pela Lei nº 145, é elevada à categoria de Cidade. 
  • 1853 - Início da construção da antiga Prefeitura Municipal. 
  • 1853 - Outubro: Circula em Santarém o primeiro jornal da cidade com o nome de Amazoniense. 
  • 1867 - 17 de setembro: Chegada a Santarém dos primeiros confederados norte-americanos para instalar colônia. 
  • 1888 - 13 de maio: Santarém antecipa-se à Lei Áurea extinguindo a escravatura. 
  • 1896 - 28 de junho: Inauguração do Teatro Vitória. 
  • 1900 - 3 de maio: Inauguração do Grupo Escolar de Santarém (atual Frei Ambrósio). É a mais antiga escola em funcionamento na cidade de Santarém. 
  • 1903 - 21 de setembro: Criação da Prelazia de Santarém, através do decreto "Romani Pontifices" do Papa Pio X. 
  • 1904 - 29 de setembro: Instalação solene da Prelazia de Santarém e posse do primeiro prelado Monsenhor Frederico Benício de Sousa Costa. 
  • 1907 - 3 de agosto: Chegada a Santarém dos primeiros franciscanos chefiados por Frei Amando Bahlmann. 
  • 1908 - A Prelazia de Santarém é oficialmente confiada aos franciscanos, sendo Frei Amando Bahlmann nomeado Prelado. 
  • 1910 - Fundação da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição por Dom Amando Bahlmann e Madre Maria Imaculada. 
  • 1915 - 31 de maio: Inauguração do novo convento e orfanato de Nossa Senhora de Lourdes (atual Colégio Santa Clara). 
  • 1918 - Criação e funcionamento da Escola São Francisco por Frei Ambrósio Philipsenburg. 
  • 1919 - 29 de novembro: Realização do primeiro Círio de Nossa Senhora da Conceição em Santarém. 
  • 1928 - Chegada a Santarém de navios trazendo homens e máquinas enviados por Henry Ford para a implantação da Companhia Ford Industrial do Brasil. Fordlândia (município de Itaituba) e depois Belterra (município de Santarém) foram os locais escolhidos pelos técnicos de Ford para o cultivo em grande escala da seringueira. 
  • 1940 - 2 de julho: Inauguração do primeiro estabelecimento bancário em Santarém, sub-agência do Banco do Brasil S/A. 
  • 1942 - Criação do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) através de acordo firmado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos da América do norte. Mais tarde, já sob a tutela exclusiva do governo brasileiro foi transformado em Fundação. 
  • 1943 - 14 de março: Inauguração do Ginásio Dom Amando. 
  • 1943 - 25 de junho: Chegada a Santarém dos quatro primeiros sacerdotes franciscanos da Província do Sagrado Coração de Jesus, dos Estados Unidos da América do Norte. 
  • 1948 - 16 de março: Instalação da Escola Técnica de Comércio do Baixo Amazonas Rodrigues dos Santos. 
  • 1948 - 15 de outubro: Criação do Instituto Batista de Santarém. 
  • 1948 - 24 de outubro: Inauguração da Rádio Clube de Santarém. 
  • 1954 - 24 de outubro: Inauguração do Serviço Telefônico de Santarém, com duzentos aparelhos automáticos, instalados pela Empresa Telefônica de Santarém Ltda. 
  • 1960 - Instalação do Ginásio Normal São Raimundo Nonato, dirigido pelas Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo. 
  • 1962 - 1 de maio: Realização da solenidade de lançamento da pedra fundamental para a construção da primeira escola pública a nível secundário Colégio Estadual Prof. Álvaro Adolfo da Silveira. 
  • 1964 - 5 de julho: Inauguração da Rádio Emissora de Educação Rural de Santarém Ltda. 
  • 1969 - 12 de setembro: Inclusão de Santarém na Área de Segurança Nacional, através do Decreto Lei nº 866. A partir desse momento, o santareno não mais poderia escolher o seu prefeito, que passaria a ser nomeado pelo Presidente da República. 
  • 1970 - 14 de julho: Criação da Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), através do Decreto nº 7.125. A instalação oficial deu-se a 24 de julho. 
  • 1970 - 24 de agosto: Chegada a Santarém do Destacamento Precursor do recém-criado 8º Batalhão de Engenharia de Construção, do Exército Brasileiro, objetivando a implantação da rodovia Santarém-Cuiabá. 
  • 1970 - 12 a 19 de dezembro: Realização do 1º Festival de Música Popular do Baixo Amazonas. 
  • 1971 - 14 de outubro: Implantação do Campus Avançado da Universidade Federal de Santa Catarina em Santarém. 
  • 1974 - 11 de fevereiro: Inauguração do Cais do Porto de Santarém pelo Presidente da República General Emílio Garrastazu Médici. 
  • 1977 - 19 de agosto: Inauguração da Hidrelétrica do Curuá-Una, primeira hidrelétrica construída na Amazônia. 
  • 1979 - 26 de maio: Inauguração da TV Tapajós, pioneira em Santarém. 
  • 1980 - 6 de dezembro: Inauguração da estação rastreadora de Santarém pela Empresa Brasileira de Telecomunicações (EMBRATEL), possibilitando assim o funcionamento de canais de telefonia, telex e a captação de transmissões de televisão. 
  • 1981 - 12 de julho: Inauguração do Anfiteatro Joaquim Toscano na praça Barão de Santarém. 
  • 1985 - Criação em Santarém da primeira instituição de ensino de 3º grau do interior do Pará, o Instituto Santareno de Ensino Superior (ISES). 
  • 1985 - 15 de novembro: Eleição direta para prefeito, conforme decisão do Congresso Nacional, para municípios de área de segurança nacional. 
  • 1987 - 11 de março: Reinauguração da Casa de Cultura de Santarém, que por Decreto do Governador Jáder Barbalho passou a chamar-se Casa de Cultura Historiador João Santos. 
  • 1987 - 11 de março: Inauguração da primeira etapa do Estádio Jáder Barbalho. 
  • 1990 - Instalação em Santarém da Universidade Luterana do Brasil. 
  • 1991 - 22 de junho: Inauguração do novo prédio da Prefeitura Municipal Palácio Senador Jarbas Gonçalves Passarinho. 
  • 1993 - 20 de agosto: Implantação do Pólo Santarém da Fundação Carlos Gomes pela professora Maria da Glória Boulhosa Caputo. 
  • 1994 - 10 de agosto: Instalação da Escola de Música Maestro Wilson Fonseca, nas dependências da Casa de Cultura. 
  • 1995 - 15 de setembro: Posse do maestro Wilson Fonseca em Belém na Academia Paraense de Letras.
  • 2001 – Inauguração da Orla de Santarém e do Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES.
  • 2002 – Falecimento do Maestro Wilson Dias da Fonseca (Isoca).
  • 2003 – Inauguração da Cargill em Santarém.
  • 2007- Chegada do novo Bispo de Santarém, Dom Esmeraldo.

Referências Bibliográficas:
FONSECA, Wilde Dias da - Santarém: Momentos Históricos, 1996


Fontes: Prefeitura Municipal de Santarém e Wikipedia.